Postagem 1

Minha empresa está preparada para abrir capital na Bolsa de Valores?

Minha empresa está preparada para abrir capital na Bolsa de Valores?

A abertura de capital é uma decisão importante a ser tomada pelos acionistas da empresa, uma vez que impacta e altera a sua estrutura organizacional, sua governança corporativa e exige a divulgação de informações financeiras e gerenciais para todo o mercado.

Em contrapartida, ao abrir o seu capital, a companhia tem, por exemplo, acesso a mais fontes de financiamento, possivelmente mais baratas, e pode usar suas próprias ações como meio para adquirir outras empresas.

Por ser um processo usualmente longo e desafiador, é fundamental que a companhia seja bem assessorada por uma instituição especializada nessas operações.

A decisão de abrir o capital

O mercado considera que a abertura de capital ocorre com o lançamento de ações ao público para negociação em Bolsa de Valores ou em mercado de balcão organizado. Assim, a decisão de abrir o capital da empresa deve se basear em uma análise de conveniência, pesando-se os benefícios e os custos de abrir o capital, além de avaliar se o perfil e a cultura da organização são adequados para se tornar uma empresa listada em Bolsa.Os acionistas que optam por abrir o capital de sua empresa, usualmente, estão buscando:
  • ampliação e diversificação das fontes de financiamento para crescimento e modernização da empresa;
  • profissionalização da gestão;
  • diversificação do patrimônio;
  • consolidação do posicionamento da marca;
  • separação total ou parcial de uma ou mais unidades de negócios.

Vantagens

Na venda de ações é preciso analisar se a entrada de novos sócios investidores proporcionará maior riqueza aos atuais sócios e ao próprio negócio. Caso positivo, outras vantagens são:

  • Ter acesso ao mercado de capitais e obter recursos para financiar projetos de investimento. O financiamento via mercado de capitais é quase ilimitado e enquanto a companhia tiver projetos viáveis e rentáveis, os investidores terão interesse em financiá-los.
  • Criar referencial de avaliação do negócio, já que após a abertura de capital, a empresa passa a ser avaliada frequentemente pelos investidores.
  • Incentivar a profissionalização da empresa. O processo é consequência de diversas disposições legais, além da possibilidade de serem eleitos conselheiros representantes dos novos acionistas.
  • Fortalecer relacionamento e imagem institucional da organização. Após ser listada na Bolsa, a empresa ganha mais visibilidade e, consequentemente, projeção e reconhecimento do público.
  • Utilizar as ações negociadas em bolsa como forma de pagamento na aquisição de outras empresas.

Desvantagens

Uma vez que as ações são negociadas em bolsa, a pressão por melhores resultados é imediata. Os profissionais da empresa e/ou a consultoria externa devem pesar as desvantagens em abrir capital para entender se é o caminho certo. Os inconvenientes deste processo podem ser:

  • custos elevados relacionados ao processo da abertura de capital;
  • aumento das despesas recorrentes e custos de compliance;
  • necessidade de uma reestruturação na gestão e criação de relação dos investidores.

Como abrir o capital de sua empresa

Para iniciar a transformação, a empresa deve fazer um IPO (Initial Public Offering, ou seja, uma oferta pública inicial). Ele marca a estreia de uma companhia na Bolsa de Valores, momento em que ela se apresenta a possíveis sócios realizando uma oferta de ações no mercado.

Para muitas empresas, esse processo pode parecer caro, porém, emitir essas ações é uma das maneiras que as organizações têm para levantar recursos e atrair interesse de acionistas. Além disso, uma instituição pode ganhar credibilidade com esse passo, já que o mercado entende que uma companhia aberta apresenta um grau de governança corporativa mais elevado e transparente.

Realizar um IPO é algo que precisa de planejamento e tempo – o processo pode levar até um ano. Por isso, é recomendado que a empresa busque consultores financeiros e planeje o IPO com antecedência para abrir o capital na hora certa. O time de especialistas do Banco de Investimento Master pode te ajudar nessa análise e preparação.

Entre os custos envolvidos na abertura de capital estão: despesas legais e institucionais, marketing para divulgação da operação, intermediação financeira (trabalho de coordenação e distribuição), advogados e auditores, gastos internos da empresa (acompanhamento do processo e estruturação interna) e outros custos com consultores.

Agora que você sabe como funciona a abertura de capital na Bolsa de Valores, ficou mais fácil definir os próximos passos para sua empresa, certo?

O papel do banco de investimento na coordenação do IPO

A regulamentação exige que a distribuição pública seja coordenada por um intermediário financeiro. Essa instituição, que normalmente é um Banco de Investimento, é responsável por coordenar o processo de registro do IPO, o cronograma da oferta, o processo de formação de preço e o plano de distribuição e organização da apresentação da operação ao mercado.

O processo de decisão e análise para a abertura de um IPO não é simples, mas nós do Banco Master de Investimento oferecemos uma estrutura completa para auxiliar na escolha certa. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe que teremos prazer em ajudar.